3 de maio de 2011

ANÁLISE POSTURAL DO TPD

Má postura e alternativas terapêuticas. 
por Erika Leite

Observe a foto abaixo:
Figura 1. Postura do TPD

Aparentemente a nós leigos e trabalhadores de bancada, esta tudo normal, posição que conhecemos muito bem. Geralmente passamos horas assim, produzindo, planejando, estudando casos e alternativas estéticas e funcionais. Mas, pensando poder melhorar qualidade de vida, fomos consultar um profissional para analisar postura, apontar erros e acertos.
 O Dr. Pablo Blass Valverde (Quiropraxista), Graduado pela Universidade Anhembi Morumbi na primeira turma em 2004 , foi convidado a partilhar seu conhecimento e  nos orienta  abaixo, com  informações importantes a respeito de postura confira :


Figura 2. Análise postural do TPD

 ERIKA LEITE :  Dr. Pablo diante desta análise, quais foram suas observações?

        Bem este profissional esta com um bom apoio ao antebraço, deixando o cotovelo livre sem sofrer compressão direta.
          O punho parece estar bem apoiado.
          O local bem iluminado com luz direta.
         O erro esta na postura do funcionário: Cabeça lateralizada e anteriorizada.
         O corpo não esta apoiado no encosto da cadeira.


 ERIKA LEITE  :  Qual o problema em anteriorizar a cabeça, o que isso pode causar ?

 Dr. PABLO :   A posição da cabeça anteriorizada é um problema, durante a prática clínica da quiropraxia, em mais de 75% dos pacientes  que me procuram  ela é observada. Esta posição ( figura 3) leva o  pescoço a ficar  estendido , que coloca mais pressão sobre os músculos e articulações da coluna  vertebral na parte de trás do pescoço, logo abaixo do crânio ( o grupo dos músculos retos da cabeça). A pressão sobre os nervos que saem entre as vértebras pode ocasionar dores de cabeça, na base do crânio entre outras alterações.  Veja, esta posição incorreta ( anteriorização ) gera sobrecarga  a  diversos componentes do nosso corpo 
( músculos, ossos e nervos).

Figura 3

 
 ERIKA LEITE :  A longo prazo,  permanecer nesta posição inadequada poderá causar algo mais grave?

DR. PABLO :  De acordo com Kapandji (Fisiologia das Articulações, Volume III), para cada 2,5 cm aproximadamente que a cabeça move-se para a frente, ela ganha 9,0 quilos de peso, tanto quanto os músculos em sua parte superior das costas e pescoço sofrem maior sobre carga. Quando sentamos projetando a cabeça para frente em cadeiras inadequadas, a curvatura inferior da coluna (lombar) fica mais plana assim como a curvatura superior da coluna (cervical), ficam mais acentuada, em forma de corcunda (veja figura 4). Os músculos são tensionados e pressionam os nervos da coluna, causando dor nas costas, dores de cabeça. Depois de muito tempo sendo tracionada, a musculatura relaxa e a tensão vai toda para os ligamentos articulações. Pode aparecer a sensação de queimação, ou dor irradiada para braços ou pernas conhecida com ciática também é conhecida, aumenta progressivamente. A perda das curvas fisiológicas leva ao processo degenerativo e desidratação dos discos intervertebrais levando a formação de osteófitos (“bico de papagaio”) e hérnia de disco.


Figura 4


ERIKA LEITE : O que fazer para corrigir  a postura inadequada?

DR. PABLO : Se você leitor sofre de dores de cabeça de qualquer natureza, dê uma olhada em quão longe sua cabeça esta na frente de seus ombros ( esta deve estar alinhada, ouvido sobre o ombro). Peça a algum companheiro de trabalho para observar como você se posiciona para trabalhar e tente corrigir sua postura. Procure um quiropraxista ele oferece através de sua avaliação e suas técnicas terapêuticas, sucesso em corrigir essa anomalia postural e quando corrigidas, pode levar a uma menor pressão sobre a parte superior do pescoço e uma redução significativa das dores de cabeça.


ERIKA LEITE : O corpo do profissional por não estar apoiado no encosto, o que poderá causar ? 

DR. PABLO : O fato do profissional não estar apoiado no encosto reduz a curvatura inferior da coluna (lombar) fica mais plana em forma de corcunda (veja figura 4). Os músculos são tensionados, pois estão em desvantagem biomecânica e pressionam os nervos da coluna, causando dor nas costas, glúteos, pernas e pés. Depois de muito tempo sendo na mesma posição, a musculatura fica tensa e cansada a tensão vai toda para os ligamentos articulações. Pode aparecer a sensação de queimação,  formigamento ou dor irradiada para as pernas conhecida com ciática também é conhecida, aumenta progressivamente. A perda das curvas fisiológicas leva ao processo degenerativo e desidratação dos discos intervertebrais levando a formação de osteófitos (“bico de papagaio”) e hérnia de disco.

ERIKA LEITE : Para uma pessoa que passa muitas horas sentado como um Técnico de Prótese, quais são as medidas de prevenção postural que você recomenda ?

 DR. PABLO :  Exercícios de alongamento  são importantes para a coluna em geral , ajudam a evitar tensão prolongada e dores decorrentes disso. Faça intervalos a cada 40 minutos ou 1 hora, levante-se um pouco alongue e posteriormente volte ao trabalho, pratique exercícios físicos regulares, tenha uma alimentação saudável e aumente a ingestão de água em média 2L de água por dia.  E também procure um quiropraxista para avaliar a sua coluna e realizar uma prevenção e orientações de como prevenir lesões e proteger a coluna durante as atividades do dia a dia.

ERIKA LEITE : Agradeço ao profissional pelas orientações,  saiba que contribuiu  a aprendizagem de diversos profissionais que por falta de conhecimento ou atenção, adquirem doenças ocupacionais. Deixo você à vontade para fazer suas considerações finais. 

DR. PABLO: Agradeço a colega Erika Leite pela oportunidade 

Gostaria esclarecer aos leitores sobre o que é a Quiropraxia:

Profissão na área da saúde que lida com o diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças de coluna, ossos, articulações e músculos e nervos e os efeitos dessas doenças na saúde em geral.
Não faz uso de medicamentos, nem cirurgias, faz uso de técnicas específicas de manipulação articular vertebral e/ou ajustes na coluna para corrigir os problemas.
O objetivo é diminuir a dor, realinhar a coluna devolver o movimento para as articulações e retirar as interferências sobre os nervos e melhorar a saúde em geral.
Trata:
Dores nas costas, tensões, dor de cabeça, enxaqueca, lombalgia e ciática, hérnia de disco, escoliose, dor no pescoço, dores nos ombros e articulações em geral.

Caso queiram obter maiores informações a respeito visite o Blog do Dr. Pablo através do link :