31 de julho de 2011

Você sabe o que é silicose ?

por Raquel Lima

A Silicose é uma das doenças pulmonares mais antigas causada pela inalação de poeiras minerais durante a exposição ocupacional, causa a inflamação  e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão perdendo sua elasticidade ,requerendo do indivíduo um maior esforço para conseguir respirar. Em sua forma crônica é irreversível, a doença pode levar a invalidez do trabalhador e até a óbito em alguns casos .
A poeira mineral citada acima consiste em finas partículas de Sílica Livre Cristalina,  presentes em diversos produtos utilizados no laboratório de Prótese Dentária , que ao sofrerem manipulação se desprendem ,formando a poeira que posteriormente poderá ser inalada .
Apesar da Silicose ser  reconhecidamente  uma doença ocupacional é perfeitamente previsível .

Limpeza de revestimento : material contém Sílica.


A grande estratégia de prevenção é o uso de um Protetor Respiratório correto, o preconizado pela Fundacentro é o que recebe a classificação de N95, além do gerenciamento da produção de pó gerados , através  de ações de gestão laboratoriais , como aquisição de equipamentos que minimizem o pó gerado, o isolamento de setores com maior geração de poeiras , a constante limpeza do ambiente ,o treinamento dos trabalhadores  dentre outras .
Conscientização e implementação de uma gestão segura para o TPD constituem ações preventivas na aquisição de uma doença tão séria como a Silicose.

Abraços Raquel L.Lima

Dados extraídos : wikipédia , acesso em 27/07/2011