A Silicose é uma das doenças pulmonares mais antigas causada pela inalação de poeiras minerais durante a exposição ocupacional, causa a inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão perdendo sua elasticidade ,requerendo do indivíduo um maior esforço para conseguir respirar. Em sua forma crônica é irreversível, a doença pode levar a invalidez do trabalhador e até a óbito em alguns casos .
A poeira mineral citada acima consiste em finas partículas de Sílica Livre Cristalina, presentes em diversos produtos utilizados no laboratório de Prótese Dentária , que ao sofrerem manipulação se desprendem ,formando a poeira que posteriormente poderá ser inalada .
Apesar da Silicose ser reconhecidamente uma doença ocupacional é perfeitamente previsível .
Limpeza de revestimento : material contém Sílica. |
A grande estratégia de prevenção é o uso de um Protetor Respiratório correto, o preconizado pela Fundacentro é o que recebe a classificação de N95, além do gerenciamento da produção de pó gerados , através de ações de gestão laboratoriais , como aquisição de equipamentos que minimizem o pó gerado, o isolamento de setores com maior geração de poeiras , a constante limpeza do ambiente ,o treinamento dos trabalhadores dentre outras .
Conscientização e implementação de uma gestão segura para o TPD constituem ações preventivas na aquisição de uma doença tão séria como a Silicose.
Abraços Raquel L.Lima
Dados extraídos : wikipédia , acesso em 27/07/2011
www.zirtec.com.br/areia/elimina.htm acesso em 27/07/2011